Lã de Rocha Tudo o que Você Precisa Saber

Mascote Purzinho

Isolante Térmico e Acústico para Equipamentos Industriais e para Construção Civil

Também conhecida como lã mineral ou lã de pedra, a lã de rocha é fabricada a partir de rocha derretida, geralmente o basalto, transformando em fibras finas que são compactadas e disponibilizadas em mantas ou placas.

Essas mantas ou placas de lã de rocha são produzidas para o uso na construção civil e em equipamentos industriais como isolante térmico e acústico.

Isolamento térmico é baseado no uso de materiais com condutividade térmica muito baixa, quer dizer, com pouca transferência de calor entre o exterior e o local isolado ou vice-versa. Já o isolamento acústico são aplicações de barreiras para reduzir a pressão sonora de uma fonte ao seu receptor. Sendo a acústica uma consideração importante em todos os projetos de construção ou reforma, é no processo de tratamento acústico que entram os isolantes acústicos, e a Lã de Rocha executa muito bem essa função, sendo apropriada para uso tanto como isolante térmico quanto acústico.

Principais Vantagens da Lã de Rocha:

 

  • Isolante Térmico de Alta Performance

Produzida para suportar altas temperaturas, a lã de rocha é um isolante térmico de alta performance, suporta temperaturas superiores a 1.000º C, por isso é tão utilizada em equipamentos industriais.

  • Isolante Acústico de Alta Performance

A estrutura fibrosa da lã de rocha permite isolar vibrações e ruídos o que a torna altamente eficaz também em projetos de isolamento e tratamento acústico.

  • Incombustível

Além de reduzir o risco de incêndio, a lã de rocha não pega fogo sendo um material excelente para uso em edificações e em ambientes industriais onde ocorrem faíscas, pois em caso de incêndio, a lã de rocha retarda a propagação de chamas.

  • Resistente a Umidade, Bactérias e Fungos

A lã de rocha repele a água, contudo, não retendo água ela se torna um material que combate a umidade, evitando bactérias, fungos e putrefação.

  • Durável e Fácil de Instalar

Com máximo desempenho mesmo após anos de instalação, a lã de rocha é realmente um material muito durável e seu manuseio e instalação são bem fáceis, não deixando espaço nas camadas de isolamento nem curvaturas.

 

Onde pode ser aplicada a Lã de Rocha?

 

Para isolamento térmico e/ou acústico na construção civil, como em piso, parede, forro, subcoberturas, dutos de ar condicionado, na indústria, como em tubulações, válvulas, conexões, estufas, caldeiras, tanques industriais, cabine de pintura, casas de máquinas, proteção passiva contra incêndio e no cultivo de plantas por meio de crescimento hidropônico. Saiba mais:

 

Lã de rocha em parede/drywall: Sabemos o quanto o ruído afeta o bem-estar das pessoas, por isso a importância de executar um projeto de isolamento acústico eficiente. Pensando nas paredes, a Lã de Rocha da Isopur para parede é uma ótima opção devido a sua performance acústica, além de proporcionar ótimo conforto térmico, pois também é um excelente isolante térmico.

     

>> Obra realizada com a Lã de Rocha para isolamento termoacústico de paredes

 

Lã de rocha em forro/teto: A aplicação de um bom isolante térmico no projeto de construção ou reforma, auxilia em muito na redução do uso de ar condicionado, economizando em muito o consumo de energia e proporciona conforto térmico em dias mais frios. A manta de Lã de Rocha da Isopur aplicada no forro/teto, isola o ar quente exterior em dias quentes e conserva em dias frios.

>> Obra realizada com a Lã de Rocha para isolamento termoacústico de teto/forro

 

Lã de rocha em coberturas: Produzidas especificamente para coberturas, as mantas de Lã de Rocha Isopur com Felt ou com Foil isolam eficazmente a temperatura e ruídos como os de chuva. Possui revestimento em uma das faces para garantir alta resistência a umidade e proporcionar um bom acabamento dispensando o uso de outros materiais e reduzindo o custo da obra, além de ser um material incombusível, uma ótima proteção contra incêndio, conforme esse teste de fogo:

 

>> Obra realizada com a Lã de Rocha para isolamento termoacústico de coberturas

 

Lã de rocha em tubulações e dutos de ventilação: Isolantes térmicos são utilizados em tubulações para reduzir o ganho ou a perda do calor e também para isolar os ruídos e vibrações das tubulações. Por isso o uso eficaz do isolamento garante redução no consumo de energia na edificação. Podendo ser aplicado em tubulações quentes, frias ou dutos de ventilação, a Lã de Rocha da Isopur para isolamento de dutos e tubulações possui ótimo desempenho, garante conforto térmico a baixo custo, produzida em diversas dimensões e espessuras, com ou sem tela de aço inox em uma ou ambas as faces e com opções de revestimento.

>> Obra realizada com a Lã de Rocha para isolamento termoacústico de dutos 

 

Lã de rocha em proteção passiva contra incêndio: Proteção passiva contra incêndio é a implementação de medidas que sinalizem e facilitam o rápido escape das pessoas em caso de incêndio juntamente com a proteção estrutural da edificação que reduz a propagação de chamas. Para proteger a estrutura da edificação em caso de incêndio, é necessário o uso de isolante térmico como a Lã de Rocha da Isopur. Com alta performance, resistente a altas temperaturas e incombustível, isto é, não pega fogo, retarda a propagação de chamas e reduz a emissão de fumaça. Pode ser aplicada em paredes, forros, lajes, coberturas e até mesmo em porta corta-fogo.

 

Lã de rocha em equipamentos industriais: Por operarem em temperaturas muito elevadas, caldeiras, fornos e tanques indutriais exigem um bom isolante térmico, seja para eficiência térmica, isso quer dizer, reduzir a perda de calor no transporte do vapor ou para segurança das pessoas que estão operando esses equipamentos, evitando queimaduras na pele.

Disponível em placa ou manta em diversas densidades e espessuras, a Lã de Rocha Isopur faz muito bem esse papel, uma vez que suporta altíssimas temperaturas e são incombustíveis.  

 

Lã de rocha no cultivo de plantas: A Lã de Rocha Isopur é muito adequada para o cultivo de sementes, enraizamento de caule ou hidroponia, isso porque ela drena o excesso de água rapidamente e retém pequenas quantidades, permitindo que a planta atinjam a hidratação adequada, além de ser estéril, isso é, não contém ervas daninhas nem sementes e reutilizável, não se decompõe.  

 

Para mais informações, entre em contato conosco, temos uma equipe especializada para lhe atender:

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

 

 

PRODUTOS RELACIONADOS