Espessura da parede, número de chapas de gesso e densidade de isolantes acústicos influenciam o desempenho acústico do drywall.
Habitações construídas no Brasil precisam atender a uma série de requisitos com relação ao conforto acústico. Entre as exigências, descritas na ABNT NBR 15.575 - Edificações Habitacionais – Desempenho, está a redução de pelo menos 45 dB para as paredes entre apartamentos. No caso das edificações construídas com drywall, as vedações podem ser dimensionadas para atender aos requisitos da norma nos níveis mínimo, intermediário e superior.
A especificação da parede de drywall com fins acústicos deve ter como ponto de partida o entendimento das necessidades dos usuários para cada ambiente. Isso porque a exigência de uma parede que separa dois apartamentos é diferente da aplicada às paredes que separam cômodos internos.
"O desempenho varia de acordo com a necessidade, em função da espessura da parede, do número de chapas de gesso e da densidade de isolantes acústicos", explica Carlos Roberto de Luca, consultor técnico da Associação Drywall. Segundo ele, quanto maiores forem a espessura e o número de chapas, assim como o vão interno entre as chapas e a densidade do recheio utilizado, maior tende a ser a capacidade de o conjunto reter e atenuar barulhos.
Como referência, paredes compostas por chapas duplas de 12,5 mm oferecem isolamento equivalente ao de uma parede de blocos maciços com 90 mm de espessura, ou seja, cerca de 35 dB a 37 dB. Já paredes de drywall com duas chapas de cada lado e lã mineral no interior chegam a isolar de 64 dB a 66 dB.
Miolo Isolante
Além de definir a tipologia, a quantidade e a espessura das chapas de gesso, o projeto de paredes acústicas precisa dar atenção aos materiais isolantes. As alternativas mais usuais são as lãs minerais que, quando usadas nas mesmas espessuras e densidades, apresentam desempenhos similares.
O projeto também precisa definir a resistência mecânica e ao fogo dos componentes, a largura dos perfis estruturais, o espaçamento entre os montantes, e se a estrutura será executada com montantes simples ou duplos.