Condutividade Térmica

Mascote Purzinho

O que é, Como é Calculada e a sua Importância

Condutividade é uma propriedade física que descreve a capacidade de um material em permitir a passagem/condução de uma determinada grandeza, como eletricidade, calor ou som, sem que haja transferência de matéria e ocorre em todas as formas de matéria: sólido, líquido, gás e plasma.

 

Hoje vamos falar sobre condutividade térmica/calor.

 

Diferentemente dos isolantes térmicos, os condutores térmicos permitem que o calor flua através deles facilmente. É uma propriedade importante para entender como o calor se move através de diferentes materiais e é fundamental em diversas aplicações, desde a construção de edifícios até a indústria de eletrônicos e engenharia de materiais.

Quanto maior a condutividade térmica de um material, maior a sua capacidade em conduzir calor, e ela varia de acordo com a composição, densidade, porosidade, temperatura e estrutura cristalina do material.

 

Para se calcular a condutividade térmica utiliza-se a seguinte fórmula, também conhecida como lei de Fourier:

λ = (k * A * ΔT) / L

No qual:

λ = Condutividade térmica (em Watts por metro por Kelvin, W/(m·K))

k = Condutividade térmica específica do material (em Watts por metro por Kelvin, W/(m·K))

A = Área da seção transversal do material (em metros quadrados, m²)

ΔT = Diferença de temperatura através do material (em graus Celsius, °C)

L = Espessura do material (em metros, m)

A condutividade térmica específica do material (k) é uma constante para cada tipo de material;

A área da seção transversal (A) é a área à qual o calor está sendo conduzido;

A espessura (L) é a distância em que o calor está se propagando no material.

Um cálculo simples para se obter um resultado aproximado, pois a condutividade térmica pode variar com a pressão, temperatura e outros fatores.

 

A condutividade térmica é uma propriedade essencial a ser considerada em diversas aplicações, como:

Isolamento térmico: É necessário utilizar materiais com baixa condutividade térmica para manter equipamentos e edifícios resfriados ou aquecidos de maneira eficiente;

Engenharia de materiais: A escolha de materiais para aplicações específicas depende, em parte, de suas propriedades de condutividade térmica;

Energia: A condutividade térmica desempenha um papel fundamental na indústria de energia, como na fabricação de painéis solares e na condução de calor em reatores nucleares;

Eletrônicos: Para a dissipação de calor e prevenção de superaquecimento, a condutividade térmica desempenha um papel importante em dispositivos eletrônicos;

Processos de aquecimento e resfriamento: A compreensão da condutividade térmica em processos industriais é fundamental para otimizar e controlar a transferência de calor.

 

No geral, metais, alumínio e cobre possuem altas condutividades térmicas, por outro lado, a madeira, lã mineral, plástico, conduzem bem pouco calor e podem ser denominados como isolantes térmicos, tornando-os ideais para aplicações onde a prevenção de perda de calor ou a conservação de temperatura são necessárias.

 

A lã de vidro, lã de rocha, fibra cerâmica, entre outros, são muito utilizados em isolamento térmico na construção civil e em equipamentos industriais devido a sua baixa condutividade térmica e baixo armazenamento de calor, que se dá devido a suas estruturas porosas e por não terem materiais metálicos em suas composições. São isolantes que ajudam a manter o calor no interior durante o inverno e o calor externo fora durante o verão, melhorando a eficiência energética dos edifícios e maquinários.

  

Sendo materiais intrinsecamente isolantes térmicos, além de isolante acústico, a condutividade térmica da lã de rocha e da lã de vidro varia de acordo com a densidade do material e a temperatura do local, mas em geral, ela se encontra na faixa de 0,03 a 0,045 Watts por metro por Kelvin (W/(m·K)). Quanto maior a densidade da lã de rocha e da lã de vidro, menor será a condutividade térmica, em outras palavras, quanto mais densa, mais eficaz como isolante térmico.

Já a condutividade térmica da fibra cerâmica pode variar entre 0,02 a 0,08 Watts por metro por Kelvin (W/(m·K)), porém, esses valores variam dependendo da marca da fibra cerâmica.

 

Agora que você já sabe um pouco sobre condutividade térmica, saiba que somos fabricantes de materiais com baixa condutividade térmica, como a lã de rocha, lã de vidro, fibra cerâmica, entre outros. Produtos de alta qualidade, certificados e homologados.

 

Conheça a nossa linha completa de isolantes térmicos.

 

Para mais informações, entre em contato conosco, temos uma equipe especializada para lhe atender:

Erro: Preencha os campos obrigatórios.

 

 

PRODUTOS RELACIONADOS