O Encontro entre o Isolamento e a Sustentabilidade

Mascote Purzinho

A opção da técnica de isolamento térmico sustentável pode reduzir sensivelmente o impacto ambiental de qualquer construção.

Sustentabilidade voltada ao desenvolvimento é definida pela utilização de recursos relacionados às necessidades humanas sem deixar de levar em consideração o meio ambiente. Esse conceito existe para que as próximas gerações também possam ter recursos para o atendimento de suas demandas.

A construção civil é uma das maiores inimigas do meio ambiente pois emite uma alta carga de gases, o que colabora com o agravamento do efeito estufa, fruto do emprego de muita energia elétrica ou mesmo pela combustão das máquinas usadas na atividade.

Se a construção é responsável por uma parte substancial do desenvolvimento de qualquer economia, como minimizar os danos causados pelo segmento? Ainda mais quando falamos de materiais relacionados a isolamento térmico e acústico.

A utilização de paredes com recursos que não sejam alvenaria pode ter um grande impacto positivo nessa relação e minorar sensivelmente os efeitos negativos da atividade empregada na construção.

Além de diminuir o uso de energia durante a construção, a utilização de divisórias como o dry-wall, por exemplo, reduz a utilização de energia quando um empreendimento já está finalizado. Com a técnica e a escolha do material de isolamento térmico sustentável, a dependência de energia cai pois um ambiente bem isolado pode ser mais fresco ou até mais caloroso dispensando assim o uso de ar condicionado ou aquecimento.

PRODUTOS RELACIONADOS