Lã de Rocha X Lã de Vidro: Mais Parecidas do que Você Imagina

Mascote Purzinho

Entenda onde a utilização de lã de rocha ou lã de vidro é mais indicada:

Muito se fala sobre as diferenças entre a lã de rocha e a lã de vidro, mas a verdade é que esses materiais tem muito mais semelhanças. Entre os poucos fatores que se diferem entre as duas opções, está a matéria prima: a lã de rocha, feita a partir da rocha ou lã de vidro, feita de areia.

Os processos de fabricação também são semelhantes, ambos passam pela fusão. A diferença é que a rocha é fundida a 1500ºC e depois passa por um processo de aglomeração. Já a lã de de vidro é obtida depois que a areia e o vidro são fundidos a 1800ºC e passam pela centrifugação até formar os fios aglomerados, da mesma maneira que a lã de rocha.

No uso do dia a dia, em casas e apartamentos, os dois produtos são praticamente idênticos em seu uso. A diferença principal entre as lãs aparece quando ambas são submetidas ao fogo. A lã de rocha é indicada à proteção preventiva contra incêndio em estruturas metálicas, selagem corta-fogo de shafts fire-stops e dutos de pressurização de escada.

A lã de vidro, mesmo sendo incombustível, somente pode ser submetida às mesmas circunstâncias de fogo quando combinada à lã de rocha ou até a lã de cerâmica.

PRODUTOS RELACIONADOS